quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cabelos mito ou verdade...

Deparei-me com este texto na máxima.. e achei por bem partilhar! :)


Recorda-se dos conselhos da sua mãe para cortar o cabelo durante a fase da Lua no Quarto Crescente, pois cresceria mais depressa? Ou para escovar os cabelos 100 vezes antes de dormir? Sabedorias populares ou mitos? Com a ajuda de especialistas da Tresemmé, desmistificamos algumas das crenças generalizadas sobre a saúde do cabelo.

1. Cortar o cabelo todos os meses acelera o seu crescimento.

O corte serve apenas para retirar as pontas mais danificadas. Está cientificamente provado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm por mês, independentemente do corte.

2. A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis.

Na realidade, a água muito quente é que estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode levar à queda de cabelo. Mas a água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade.

3. Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz


Dormir com o cabelo húmido favorece o aparecimento de fungos e micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa, mas não apodrece a raiz.

4. Lavar os cabelos diariamente causa queda.

É uma dúvida frequente para quem tem cabelos oleosos e, neste caso devem mesmo ser lavados todos os dias, com o champô adequado. De qualquer maneira, os cabelos que caem na lavagem, cairiam naturalmente, pois já se encontravam em fase de queda.

5. Cortar o cabelo no Quarto Crescente da Lua, favorece o seu crescimento

Nada indica que a Lua interfira no crescimento do cabelo. Este mito encontra-se ligado às antigas tradições agrícolas e de cultivo dos campos.

6. Aplicar condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e pode provocar o aparecimento de caspa

O condicionador é mais utilizado por pessoas com cabelos secos, mas pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos, mas não em demasia, apenas nas ponta, já que tapa os poros capilares, favorecendo o aumento da oleosidade e a tendência para a caspa.

7. Os cabelos crescem mais rapidamente no Verão

De facto, o Sol estimula a produção de hormonas como a melatonina, que estimula a estrutura capilar, acelerando o crescimento dos fios de cabelos. Mas devem estar sempre protegidos com produtos adequados nesta época do ano.

8. A água do mar melhora a oleosidade dos cabelos.

Como acontece com a pele do rosto, o sal e o sol podem ajudar a diminuir a oleosidade. Novamente, sempre protegidos por produtos específicos.

9. Antes de ir dormir devemos escovar o nosso cabelo 100 vezes

Para além de estar totalmente errado, escovar excessivamente o cabelo pode danificá-lo. Por outro lado, quando escovamos o nosso cabelo, devemos começar pelas pontas, passando de seguida para as raízes, não devendo nunca escová-lo enquanto está molhado.

10. Se arrancar um cabelo branco nascem mais e mais fortes.

O processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos. Quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que apareceriam de qualquer forma. Se assim não fosse, seria muito fácil combater a calvície.



1. Expert Protection 180º, spray protector do calor, Franck Provost
2. Programa Anti-Queda Scalp Therapie Biolage, Matrix
3. Champô Long Repair, Nivea
4. Serum Intensivo Repara e Protege, Pantene
5. Linha Suave e Macio, Herbal Essences


1. Saúde Capilar DS, suplementos alimentares, Innéov
2. Linha Thermal Recovery, protecção do calor, Tresémme
Fonte: Máxima
Eu aconselho:

DercosDercos

1 - Dercos
Champô Dermo-suavizante Cabelos normais a oleosos.

2 - Dercos
Champô Nutri-Reparador




A gama Aussie disponível no Hipermercados







Wook