segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cuidados de beleza (15-25) #1

Estava a ler a Máxima e este post veio mesmo na altura certa! Isto vem tirar algumas dúvidas sobre a nossa pele e como cuidar dela. Porque somos novas e tal..somos mais descuidadas e temos tempo para o creme...creme é "pas" velhas...e blá blá...não é bem assim..certo?

Eu comecei a ter algumas borbulhas partir dos 20 (ninguém merece) e de vez em quando lá tenho uma ou outra...(ninguém merece outra vez)...mas também não faço a esfoliação de semana a semana...(faço quando lembro ou quando começo a ver a cara assim com uma borbulha aqui...outra ali..e lembro: cadê o esfoliante???) 


Não é da minha autoria o texto...porque não saberia melhorar nem tão pouco explicar melhor...e para não estragar nada...vai assim mesmo tipo plágio completo!!! 



Diz que "Segundo um Estudo Europeu realizado pela Nivea mais de 40% das mulheres entre os 15 e os 24 anos tem uma pele com pontos negros e borbulhas. Grande parte destes problemas de pele não resultam de causas genéticas, mas sim de incorrectos procedimentos no cuidado da pele. E apesar de algumas pessoas terem mais predisposição para este tipo de problemas, podem ser evitados com a utilização de produtos mais indicados para cada tipo de pele ou problema específico, assim como pela sua correcta aplicação.

Pelo menos durante a puberdade, a maioria de nós é afectada por uma pela com impurezas. As glândulas sebáceas estão extremamente activas devido às mudanças hormonais o que provoca a obstrução dos poros e consequentemente o aparecimento de pontos e negros e borbulhas. “A acne é a patologia tratada com maior frequência pelos dermatologistas. Mais de 80% dos adolescentes e 40% de mulheres e homens adultos sofrem de vários tipos de acne”, refere a Dra. Simone Presto, do Eucerin Medical Management.

Após a puberdade, as borbulhas podem surgir por vários motivos, sejam hormonais ou em períodos de maior stress. Estas situações provocam uma maior libertação de hormonas androgénicas semelhantes às existentes nos homens, ou do cortisol, o que aumenta a produção de sebo. O Dr. Henrike Neuhoff dos laboratórios de investigação da Beiersdorf explica que “As células mortas da pele podem levar ao aparecimento de impurezas. Estas criam excesso de sebo e os poros ficam obstruídos, o que não permite a entrada de oxigénio. Para além disso, este ambiente promove a formação e multiplicação de bactérias que podem causar a irritação da pele e a formação de borbulhas. Muitas pessoas tentam combater este problema da forma errada, deixando de usar produtos hidratantes. Todos os tipos de pele necessitam de ser hidratadas, o que é importante é aplicar um produto fluido, sem óleo que mantenha os poros limpos”.

MANTER A PELE JOVEM E SAUDÁVEL:

1- Proteja a pele do sol – Muitas mulheres nos seus vintes e poucos anos começam a ver no espelho algumas rugas e linhas, principalmente no contorno dos olhos. A protecção solar mantém a pele com um aspecto jovem durante mais tempo, prevenindo as rugas, o aspecto envelhecido precocemente, o aparecimento de manchas e a perda de elasticidade.

2- Anti-tabagismo – Fumar é uma das principais causas do aspecto baço e cinzento da pele, além de reduzir a sua elasticidade natural. Semicerrar os olhos e o movimento labial ao fumar algumas das rugas de expressão. E se está à espera da idade certa para deixar de fumar, o nosso conselho é que comece já esse processo. A maioria das consequências visíveis de fumar, em todo o corpo, só começam a surgir anos mais tarde. E não são bonitas.

3- Cuidado com o álcool – Um copo de vinho depois do trabalho ou uma cerveja com os amigos não irá prejudicar o aspecto da sua pele, mas, consumido em excesso, o álcool desidrata, deixando a pele com aspecto envelhecido e cansado. Beba muitos sumos e água no caso de um eventual excesso.

4- Limpe suavemente– Desmaquilhar-se antes de ir para a cama é um passo essencial a não saltar. Faça-o com o produto adequado- leite e óleo para peles secas e gel e águas micelares para peles oleosas – e suavemente com um algodão ou com água tépida.

5- Hidrate com o produto certo – Usar um creme hidratante protege a pele das temperaturas extremas, mantendo os seus níveis naturais de hidratação já que sela a água existente na pele. Se nas suas queixas incluem-se os pontos negros, poros dilatados ou oleosidade, há produtos específicos para si, que contornam e corrigem estes problemas. Não utilize produtos com óleo se for este o caso.

6- Maquilhagem avançada – para as peles com imperfeições, a maquilhagem de ultima geração utiliza os melhores ingredientes para cuidar e disfarçar cicatrizes, borbulhas, poros dilatados e manchas. Utilize uma base aperfeiçoadora de tez, que uniformiza a superfície da pele, seguida de uma base oil free e termine com um pó translúcido ou mineral para matificar. Se ao longo do dia, a Zona T revelar algum brilho, tenha sempre à mão papéis matificantes."



O QUE CAUSA A PELE OLEOSA?

1. Produção excessiva de sebo (seborreia)
Durante a puberdade, o aumento da secreção de hormonas masculinas (androgénios) provoca a estimulação de glândulas sebáceas e a produção excessiva de sebo.

2. Formação de comedões
Também por influência de hormonas masculinas, verifica-se um crescimento acelerado de corneócitossebáceas, o que dificulta o fluxo de sebo e, posteriormente, leva à formação de um comedão aberto (ponto negro) ou fechado (ponto branco).

3. Proliferação de bactérias
O facto da secreção das glândulas sebáceas se encontrar congestionada proporciona as condições ideais para a proliferação de bactérias – nomeadamente da Propionibacterium acnes. Esta bactéria faz parte da flora bacteriana natural da pele e normalmente é inofensiva, contudo, nos comedões, pode provocar inflamações.

4. Processos de Inflamação
As substâncias produzidas pelo metabolismo das bactérias desencadeiam uma resposta inflamatória no tecido circundante, o que resulta na vermelhidão visível da pele. Assim, o comedão pode transformar-se numa pápula ou até mesmo num nódulo.

Fonte: Máxima

Gostei imenso deste texto...e espero que possa ajudar! :)

O próximo post...é com os produtos 

Wook