quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O ritual dos cremes

Cremes


Da testa às pontas dos pés, existem cremes, gel, tónicos, sérum e esfoliantes para cuidar de cada centímetro do corpo. Aliados imprescindíveis de qualquer mulher, bastam apenas alguns minutos diários para garantir uma pele macia, luminosa, sem sinais de fadiga e de envelhecimento! Já tem o seu ritual dos cremes?

Rosto radiante

Leite/Gel de limpeza – limpar as impurezas acumuladas ao longo do dia é o objectivo deste cosmético que retira ainda as células mortas que acabam por se instalar na superfície do rosto. Recomenda-se que este gesto seja diário e as mulheres com pele seca devem optar por espalhar um leite de limpeza no rosto e retirá-lo com um disco de algodão. Quem tiver pele oleosa deve utilizar um gel de limpeza que espalha no rosto com a ajuda de um pouco de água, criando uma espuma que é depois retirada com recurso ao H2O.

Tónico – aplicado após o gesto de limpeza, o tónico repõe o nível de pH da pele, preparando-a para receber o creme hidratante.

Creme de dia – indispensável, vai evoluindo à medida que envelhecemos. Até aos 25 anos, o nosso rosto contenta-se com um bom creme hidratante mas, a partir dessa idade e durante a década seguinte, invista num creme de dia “anti-idade” (no que toca às rugas, mais vale prevenir do que remediar!). A partir dos 35-40 anos, na etiqueta do seu creme de dia deve ler-se “anti-rugas”! Não se esqueça que nos meses de Verão o creme de dia deve incluir protecção solar – no mínimo um factor 15! Aquando da sua aplicação, não pare no queixo, vá espalhando pelo pescoço e decote… mais tarde agradecerá esta dica!

Creme de noite – é durante as horas de descanso nocturno (não é por acaso que lhe chamam o sono de beleza) que se dá a renovação celular, por isso, não se descuide na escolha de um creme de noite. Aplicado antes de se deitar, sempre numa pele limpa e tonificada, este creme deve ter uma acção profunda, para nutrir a pele eficazmente, qual bela adormecida!

Creme de olhos – uma arma poderosa para as mulheres a partir dos 20 anos… isto se quer retardar o envelhecimento, ou seja, as rugas em torno dos olhos! Duas vezes ao dia, este deve ser o primeiro creme a aplicar: espalhe-o com movimentos circulares, ao longo da zona óssea que contorna os olhos, de dentro para fora.

Esfoliante – considerado o “tratamento choque” para o rosto, uma vez por semana convém esfoliar o rosto para retirar as células mortas que se têm vindo a acumular, escapando à limpeza diária. Normalmente composto por pequenas partículas, o esfoliante é um produto mais abrasivo, na medida em que se sente a sua acção sobre a pele – este deve ser aplicado com movimentos circulares, incidindo sobre a testa, nariz, queixo e maçãs do rosto, evitando sempre a zona dos olhos. Deixe actuar durante dois minutos, um tempo que pode ser reduzido para metade se tiver uma pele muito sensível. Retire com água tépida. O resultado? Uma pele fortalecida!

Mascara – o tratamento intensivo para a pele do rosto pode ser escolhido conforme os “sintomas”: pele cansada, desidratada, flácida… A aplicação da máscara deve ser semanal e o tempo de actuação mais longo – cerca de 10 a 15 minutos – no entanto, convém seguir as recomendações específicas de cada produto.

Corpo cuidado

Creme de corpo – até aos 25-30 anos de idade, o creme de corpo deve ser hidratante e convém pelo menos uma aplicação diária após o banho, para garantir a hidratação da pele e para manter intacto o seu filme hidrolipídico.

Esfoliante – a esfoliação é um gesto valioso, que também deve ser aplicado no corpo, uma a duas vezes por semana. Para além de retirar as células mortas, deixando a pele suave, incentiva a regeneração celular. No duche, aplique o produto escolhido com uma massagem suave e circular, deixando o esfoliante actuar durante dois a três minutos, antes de retirar com água.

Creme refirmante – a partir dos 30-35 anos de idade, o corpo da mulher começa a perder firmeza com o enfraquecimento das fibras de elastina e de colagénio. Para manter “tudo no sítio”, não dispense esta maravilha do mundo da cosmética, que pode ser um refirmante específico ou integrar a fórmula de um creme hidratante, criando assim um dois-em-um perfeito!

Creme anti-celulítico – se for uma das muitas mulheres que “sofrem” de celulite, um creme preparado especificamente para combater a pele “casca de laranja” é fundamental no seu ritual de beleza. Não se lembre dele apenas no Verão, mas sim procure aplicá-lo 365 dias por ano – com recurso a movimentos drenantes de cima para baixo – para resultados surpreendentes!

Creme anti-estrias – se as estrias são a sua dor de cabeça, faça questão de incluir um cosmético anti-estrias no seu ritual dos cremes. Se for aplicado diariamente, com recurso a massagens circulares (o que é óptimo para estimular a microcirculação!), este creme revela-se um agente poderoso porque adelgaça e disfarça o aspecto das estrias, ajudando a prevenir o aparecimento de mais.

Creme de busto – cada vez mais procurado, este produto ajuda a manter o peito firme durante mais tempo. É aconselhada uma aplicação diária, depois do duche, principalmente a partir dos 35-40 anos de idade.

Mãos maravilhosas

Creme de mãos – não, não chega aproveitar os restos do creme de corpo que está a aplicar! Devido a todas as agressões diárias a que estão expostas, as mãos requerem cuidados específicos, por isso, escolha um creme de mãos adequado ao seu tipo de pele ou então complete o que habitualmente utiliza, com um creme regenerador de mãos para a noite! Caso não saiba, as mãos também sofrem dos efeitos negativos do fotoenvelhecimento, por isso, o ideal é a utilização de um produto que contenha um factor de protecção solar não inferior a 15!

Hidratante de cutículas – mãos descuidadas dá sempre nas vistas, por isso e para que esse não seja o seu caso, recorra a um hidratante de cutículas que, para além de afastar as cutículas das unhas, mantém-nas hidratadas, o que confere, de imediato, um aspecto cuidado às mãos e unhas. Perfeito para os dias em que não tem paciência ou tempo para a manicure!

Pés perfeitos

Creme de pés – muitas vezes descurados, os nossos pés necessitam de um tratamento tão ou mais cuidado do que o resto do corpo, até porque a pele lá em baixo é diferente e, afinal de contas, são eles que nos sustentam… literalmente! Especificamente desenvolvido para tratar esta zona do corpo, o creme de pés deve ser aplicado depois do duche e/ou antes de se deitar para reparar e aliviá-los depois de mais um longo dia!
Existem coisas que não faço...mas que devia fazer! :)
Vocês fazem?

4 comentários:

  1. ainda digo eu que tenho um pequeno armazém de cremes! (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também posso dizer que tenho um pequeno armazem de cremes...Mas não sei se são tantos como o da foto. :)

      Eliminar
  2. A minha colecção de cremes está a alargar-se. Antes era viciada em roupa, agora sou viciada em cremes hidratantes, máscaras..
    Shii.. Tenho aqui um problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu também tenho imenos cremes neste momento...tenho necessidade de comprar sempre um...é cremes e make up...:)

      Eliminar

Obrigado pelo seu comentário :)

Wook