sábado, 21 de abril de 2012

Crónicas do L: Sopa para o jantar e nada de sobremesa

Sopa para o jantar e nada de sobremesa.

Perdão, acho que comi moelas demais!!!

Estava a jantar e ocorreu-me se esta iguaria não poderia figurar nas sete maravilhas gastronómicas de Portugal. Depois pensei melhor e cheguei à conclusão que não há dúvidas, não só podia como devia. E porquê? Porque, se uma sardinha com sal passada no carvão é maravilha nacional, as minhas moelas deviam estar Louvre.

Depois da eleição do maior português de sempre em que o botas ganhou com considerável à vontade, este concurso das sete maravilhas gastronómicas foi sem dúvida um dos mais ridículos de sempre. Mas vamos por partes.

Sopinha, caldo verde. Hmmm… fraquinho. Umas batatas, cebola, couves estorcegadas, uma colher de azeite, chouriço às rodelas e pumba, maravilha...

Esta gente nunca comeu caldo de arroz, mas diarreia mental não lhes falta. Por falar em intestinos sai uma alheira de Mirandela. Alguém sabe como se faz uma alheira? Quem votou deve saber. E já agora, a de Mirandela é melhor que a de Arganil porquê? Porque a alheira de Arganil divide o protagonismo com a farinheira?

Mas vamos passar ao prato de peixe, tanta coisa boa que pode ser… arroz de marisco? Está tudo louco? Isto é caldo com cascas. Mas parou tudo! É da Estremadura e Ribatejo, campino que se preze come todos os dias marisco, arroz de marisco.

Passando à carne de certeza que vai sair daqui coisa boa. Leitão à bairrada. Ok, porco recém-nascido com uma vara que o trespassa do rabo até à boca. Demasiado violento para ser uma maravilha.

Agora acabou a brincadeira, vamos falar do produto que segundo o emigrante do primeiro texto, vai levantar a economia portuguesa, o pastel de belém. As natas. Gosto muito, com cafezinho assim de manhã. Aliás, sugiro que juntem a natinha e o café e concorram a património da Unesco. Levem também um queijinho da serra, daqueles com cheiro pronunciado a cholé e não haverá iguaria internacional que nos faça frente.

Confesso que gosto de todos os pratos e petiscos aqui apresentados, agora considerar isto maravilha, vai lá vai.

Gostava de dar algumas sugestões para as sete maravilhas gastronómicas que não sei bem porque ficaram de fora:
- Couratos em vinho de alhos
- Iscas de fígado com cebolada
- Orelha de porco com cebola e salsa
- Morangos com chantili
- Bolachas maria com leite frio
- Torta Dancake
- Pudins Alsa em geral

Deixo por fim, uma sugestão para que sejam eleitos os sete melhores pontapés na gramática dos portugueses. Deixo já alguns candidatos:
- Deiam
- Prontos
- Selada
- Comem
- Em antes
- Quaisqueres
- E muitos eteceteras

 Eu volto, garanto que volto…
L  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)

Wook