domingo, 3 de junho de 2012

Saiba tratar de um escaldão




Com a chegada do calor e do Verão que está quase a chegar…nós mulheres queremos sair do estado branca de neve e ganhar aquele bronzeado dourado e apresentar aquele ar saudável e sexy. Certo?
Contudo, entre os dias com raios UV especialmente elevados, a preocupação com a marca do biquíni e alguma distração os escaldões acontecem…
Hoje venho dar algumas dicas para tratar aqueles escaldões dolorosos e para voltar a mostrar uma pele fantástica.
 Sair do Sol – Já estar escaldada não significa que o “pior está feito” e pode manter-se deitada ao sol. Uma das primeiras coisas a fazer para tratar qualquer escaldão, seja, pequeno ou grande, é sair do sol e nem pensar apanhar sol. Caso contrário, um simples escaldão pode evoluir e tornar-se numa queimadura grave. Se tiver que moderar ou mesmo não colocar um pé na praia durante um dia ou dois, faça! A sua pele agradece.
Banho refrescante – Mesmo não estando ao sol, vai sentir-se muito quente, por isso, lembre-se nada de banhos escaldantes, não há pele que aguente. Tome banho com água fria ou tépida para aliar a sensação de pele a queimar.
O poder do aloé vera – Os after-suns são sempre uma boa solução para suavizar e refrescar uma pele escaldada. Até porque grande parte destes produtos contém aloé vera (falam maravilhas desta planta) e que esta planta ajuda a aliviar e sarar os escaldões indesejados. Dizem que é mais eficaz aplicando as suas folhas e seiva diretamente na pele (mas não existe plantas de aloé vera ao alcance de todas). Contudo, pode sempre comprar um gel de aloé vera para obter o mesmo efeito.
Resultados alternativos – Além dos after-suns e do aloé vera, existem várias terapias alternativas para tratar dos escaldões. Ex.: para um toque refrescante na hora do banho adicione farinha de aveia à água; acalme a pele ao passar-lhe uma pequena toalha ensopada em leite gordo, vinagre ou óleo de amêndoas doces; em vez do seu habitual creme hidratante, experimente manteiga de cacau. Seja qual for o produto que escolheu, o mais importante é manter a pele sempre hidratada. O Nivea ajuda muito e cremes com manteiga de cacau.
Quando tem dor - Quem já teve um escaldão, sabe que para além do aspeto vermelho vivo e a sensação calorosa ao mínimo toque, os escaldões podem doer e muito. Neste caso, pode aliviar o desconforto com aspirina ou ibuprofeno. No entanto, se as dores persistirem, forem mais fortes e difíceis de superar ou se a pele começar a apresentar bolhas, convém dirigir-se ao seu médico ou centro de saúde.
Mais conforto – Ao recuperar de um escaldão, esqueça as roupas muito apertadas e opte por um estilo mais casual cool, com roupa larga, fresca e com tecidos pouco agressivos, o caso do algodão ou seda. É muito importante deixar a pele respirar e sarar naturalmente, por isso, a roupa que escolher não deve irritar a zona mais sensível do corpo.
O regresso à praia – Para evitar  futuras queimaduras solares a palavra que não deve esquecer é: prevenir. Escolha um protetor solar apropriado ao seu tom de pele e com índice de proteção elevado;
Aplique 20 a 30m antes de sair de casa e depois de 2h em 2h ou sempre que sentir necessidade de o fazer. A pele avisa quando começa a ficar muito quente. Já agora use um batom com proteção solar. Um chapéu e óculos de sol nunca são de mais.
Por fim, evite apanhar banhos de sol nas horas de maior calor, ou seja, entre as 11h00 e as 16h00.
Boa praia!

6 comentários:

  1. Melhor seria se todos tomassem cuidados,bronze sim,escaldões não!!

    ResponderEliminar
  2. muito bomm essa dica.. muito boa mesmo.. valeu...
    http://debysabetudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Boa dicas :) se puderem evitar melhor né? :/

    ResponderEliminar
  4. Eu sou muito branquinha e tenho que ter cuidado a dobrar! Infelizmente já tive uma ensolação com queimaduras de 1º grau! :( foram os piores 15 dias da minha vida, cheia de dores! por isso recomendo que todos, quer sejam branquinhos ou morenos, tenham muito cuidado com a exposição solar!

    ResponderEliminar
  5. Muito boas dicas , logo eu que sou branca como lixívia :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário :)

Wook