quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A gastronomia Madeirense

Ao juntar as fotos já fiquei com saudades da praia, do bom tempo, da comidinha boa, da poncha, da nikita...ai ai! 
Já tinha falado das minhas férias AQUI
Era um picado meio bolo do caco e uma brisa maracujá ssfavore!!!! 

Falta as fotos ao melhor peixe de sempre que é o Bodião (pescado na zona), a espetada verdadeira (não a que encontramos na foto mais abaixo), bife de  atum, a poncha de maracujá, o pudim de maracujá, entre outras.

Picado

Bolo do caco com manteiga de alho

Polvo com milho frito

Lapas

Espetada ( a salada estava à parte)

Polvo

Poncha

E mais poncha

Brisa Maracujá e o famoso gelado "lambeca" 

Laranja e Sangria de Espumante (mas acho que leva um bocadito de brisa maracujá)


Falam muito da brisa maracujá, mas a laranjada também é muito boa.

E os melhores gelados de sempre comem-se é lá! Faz fila gigante para comer o maravilhoso gelado.

O peixe é muito bom, o atum é maravilhoso (não é enlatado) é bifes de atum, ou lombo eu não sei ao certo. Mas é maravilhoso.
Gosto muito do bife de atum e do bodião. E esqueci de tirar foto. O peixe pescado na zona é sempre muito bom.

A poncha vem sempre acompanhada com tremoços ou amendoim, por isso nem se sente tanto. E quando se sente...uba uba já não estamos sozinhos.
Mas a minha preferida é a poncha de maracujá! Sei que abriu um bar madeirense aqui no Porto o Number 2 nas galerias - tenho que lá ir!

O bolo do caco dá para fazer pregos, bifanas, sandes, tostas de frango, de atum do que quiserem. Simplesmente é de comer com ou sem manteiga de alho.

E a carne em vinha d'alhos...não dá tempo para comer estas coisas todas..mas dá para pesticar! :)

Depois temos a fruta eu só como banana da madeira e ponto final. Gosto imenso das anonas mas é só de Inverno que se dão (acho eu). Ir ao mercado dos Lavradores é essencial.

Temos o bolo de mel, as queijadas...eu sei lá! E vir com mais 5 kilos em cima!

Só sei que não vale a pena fazer ou estar de dieta porque se queremos provar ou aproveitar a gastronomia maravilhosa da Região Autónoma da Madeira é comer e ponto. A dieta vem depois!

Sei que devo estar a esquecer de algumas coisas...mas o nosso pais é lindo e temos que aproveitar o que temos cá dentro.

A Região Autónoma da Madeira é linda e maravilhosa...ou não seria a pérola do Atlântico!!

6 comentários:

Obrigado pelo seu comentário :)

Wook