sábado, 6 de outubro de 2012

Entre o Sul e o Norte



As diferenças entre o Sul e o Norte são algumas...e algumas bem giras! :)

Quando cheguei ao Porto sempre que pedia um garoto ficavam a olhar para mim com um ar de espanto e diziam "ahn???" é um pingo ssfavore!!!! Hoje em dia continua a ser assim...só muito de vez em quando é que não dizem o "ahn?" Mas tenho ideia que fazem de propósito só para ouvirem a palavra pingo! Mas também nunca falo em pingo é sempre garoto ssfavore!

Quando me falaram em cruzetas a primeira vez pensei...mas que raio deve ser isto... são apenas os cabides! 

Esta já é antiga mas mesmo muito antiga tinha eu 16 ou 17 anos e estava em Lisboa e sei que tive que ir ao balcão pedir uma meia de leite, mas na minha terrinha usa-se ou usava-se muito "chinesa"...posso dizer que fiquei sem palavras...não sabia o que queria pedir. O homem a olhar para mim muito sério e só me vinha a cabeça é uma chinesa é uma chinesa...lá passado 3min lembrei ahhh meia de leite ssfavore!!! Nem quero imaginar a cara que o homem ia fazer se pedisse uma "chinesa" ainda me internavam ali mesmo! LOL

O fino e a imperial não notei muita diferença...

E pedir um shandy no Porto? é como falar grego! hehehe! É um panaché! 

Mas a primeira vez que um amigo meu pediu um "Pneu" num bar posso dizer que pensei...este homem é louco!!! Pneu por amor da Santa...isso nem existe! Mas passado pouco tempo o seu "Pneu" chegou! Se não estou em erro é uma água com gás, açúcar e limão. Mas também só vi uma vez isto acontecer!

E um aloquete? É um cadeado...

Quando cheguei ao Porto tinha por hábito lanchar pão de leite, onde conheci a expressão bico de pato. Ora muito bem! :)

Mas o mais giro são as horas! Até hoje não consigo entender porque dizem as horas ao contrário...sim porque para mim é estranho, sim continua a ser estranho... 
São cinco menos vinte. Se ainda nem são cinco porque tiram os minutos às horas! São vinte para as cinco!!!
E três menos um quarto? Não...um quarto para as três! 
Inicialmente ficava na mesma!

Sei que cá em cima usam sapatilhas...mas eu uso sempre ténis! Vai dar ao mesmo! :)

Tenho a ideia que na minha santa terrinha não havia nem há os famosos "lanches" na faculdade dizem vou comer um lanche misto...e eu? #$%? Quê é essa m...? 

E comer um prego sem ser em bolo do caco...não obrigada!!! 

Óbvio que existem mais diferenças... que agora nem lembro! Mas também não importa nada! 

Mas são giras as diferenças...e se por ai souberem de mais alguma força!!! :)



7 comentários:

  1. sou do porto. se chegasse ai a lisboa e pedisse uma nata e um café tb iam ficar a olhar pra mim com cara de parvos, mas ninguem diz "ahn2 de proposito pra ouvirem as pessoas a dizerem pingo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vivo no Porto e já tenho imensos hábitos de cá! :)
      Não dizem de propósito ahn...penso que seja pelo impacto e não deve ser tão comum. :)
      Mas ainda ontem pedi um garoto e não m disseram ahn?! :)

      Eliminar
  2. ahahahahah se me dissesses sao vinte pras cinco, ia pensar que nao sabias ver as horas ;)
    mas o que é que é bolo de caco?? o.o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOLOL! Acredito faz alguma diferença nas horas...hehe!
      Bolo do caco é pão típico da madeira! :) Onde pode ser servido apenas manteiga d alho ou com o prego, bifanas...etc! :)

      Eliminar
  3. é super engraçado! No Porto usamos vermelho e em Lisboa dizem encarnado, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim lá em baixo dizem encarnado sim! Mas eu digo vermelho! hehe

      Eliminar
  4. Pão de leite é diferente de bicos de pato ;)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário :)

Wook